10 estratégias infalíveis de marketing

O consultor BJ Bueno, fundador da The Cult Branding Company (que tem entre seus clientes a Coca-Cola), e Dave Ratner, presidente da cadeia de pet shops Dave’s Soda & Pet City, se juntaram no palco da NRF na tarde de ontem para dar dicas de marketing aos varejistas. Segundo eles, existem dez maneiras infalíveis de conquistar novos consumidores.

1. Adote ações de marketing não-convencionais: Em novembro do ano passado, a loja de departamentos Macy’s elaborou uma tática pouco ortodoxa: em vez de expor artigos tradicionais na vitrine de sua loja em San Francisco, colocou ali gatos e cachorros que esperavam uma adoção. O público adorou e fez fila, tanto para adotar quando para comprar. Esse tipo de medida faz com que as pessoas se apaixonem pela sua marca.

2. Coloque sua loja no mapa: Utilize os mecanismos de busca de maneira inteligente. Cada vez que um usuário procurar sua loja, a primeira coisa que deve aparecer na tela é um mapa indicando sua geolocalização. É possível fazer isso gastando bem pouco.

3. Lance um vídeo viral: Ninguém sabe qual a fórmula do viral, mas existem algumas boas pistas. Ele precisa ter humor; as cenas devem passar espontaneidade; e o conteúdo precisa provocar identificação com o cliente. Alerta: faça piadas com você mesmo ou com a empresa, mas jamais com o cliente. Se ofender alguém, o tiro sai pela culatra.

4. Use e-mail marketing: Muitas pessoas consideram o recurso ultrapassado, mas a ferramenta funciona, desde que usada adequadamente. A Nike, por exemplo, manda e-mails personalizados, com produtos que interessam àquele cliente em particular. Detalhe: as mensagens devem ter como foco o relacionamento, e não as vendas.

5. Faça liquidações participativas: Em vez de apenas comercializar produtos com desconto, ofereça algo a mais – se for uma loja de alimentação, forneça receitas, ou ensine a combinar vinhos e pratos. Se for de moda ou beleza, dê dicas de tendências. Faça o cliente sentir que está participando daquele momento especial.

6. Tire proveito dos blogs: Encontre blogs com poder de influência relacionados à sua área de atuação. Procure blogueiros que sejam formadores de opinião e estabeleça parcerias. Dessa maneira, poderá atingir seu público de forma orgânica e eficiente. Existem agências digitais que ajudam na tarefa de encontrar a melhor mídia.

7. Invista na sazonalidade: Aproveite um feriado, uma mudança de estação, férias ou datas marcantes para promover suas mercadorias. Se não há nenhuma data em vista, seja criativo e invente uma. Funcionou para o Alibaba, que inventou o Dia do Solteiro.

8. Aposte nos display ads: Os anúncios que seguem o usuário onde quer que vá são ferramentas eficiente de convencimento. Se ele precisa do que você está oferecendo, vai acabar comprando. O único perigo é seguir a pessoa errada, que simplesmente digitou uma palavra sem querer.

9. Forme sua tribo: Nada mais cativante do que fazer com que seu cliente acredite que faz parte de um grupo especial, com uniforme, gostos e hábitos próprios. A Ikea estimula seus compradores a usarem amarelo, considerada a cor da marca.

10. Promova ações sustentáveis: Use seu ponto de venda para criar iniciativas que tragam benefícios claros para a comunidade – e mostre para os seus clientes que está fazendo o bem.

Fonte: Por Marisa Adán Gil, de Nova York


 
Veja Mais:

  • 27/05/2015 - Regularizações de dívidas seguem negativas

  • 25/05/2015 - Ademar dos Reis e José Saraiva ainda cantam compos...

  • 15/04/2015 - O bom líder é aquele que faz a equipe funcionar se...

  • 14/04/2015 - Começa hoje a Semana do Microempreendedor Individu...

  • 30/03/2015 - FGV oferece cursos gratuitos na web para empreende...

  • 25/03/2015 - 5 razões para sair da mesmice e abrir um negócio

  • 25/03/2015 - 5 hábitos que todo empreendedor deve ter aos finai...

  • 19/03/2015 - Empreendedora monta negócio de sucesso depois de f...

  • 19/03/2015 - USP lança na web curso gratuito de administração d...

  • 03/03/2015 - Com o apoio do Sebrae, 11 dessas entidades funcion...

  • 03/03/2015 - De todas as mulheres do Brasil, 8% são donas do pr...

  • 03/03/2015 - 5 erros que você comete na hora de fazer o orçamen...

  • 03/03/2015 - 7 coisas que todo mundo precisa saber sobre home o...

  • 27/02/2015 - Você não é insubstituível

  • 26/02/2015 - 5 erros cometidos por empresas nas redes sociais e...

  • 26/02/2015 - 7 dicas para ter uma memória melhor

  • 25/02/2015 - 7 dicas essenciais para quem deseja vender serviço...

  • 25/02/2015 - Postos de Combustíveis de Nova Esperança estão no ...

  • 25/02/2015 - Duas rodovias que dão acesso a Nova Esperança estã...

  • 12/02/2015 - 10 estratégias infalíveis de marketing

  • 11/02/2015 - Três dicas para empreender no e-commerce

  • 11/02/2015 - Leite desenvolvido no Paraná vira aliado na batalh...

  • 11/02/2015 - Erosão em Alto Paraná coloca em Risco a BR-376

  • 03/02/2015 - Acidente entre dois carros no trevo de Atalaia dei...

  • 03/02/2015 - Polícia realiza operação contra o tráfico de droga...

  • 03/02/2015 - Gasolina e diesel ficam R$ 0,20 mais caros para os...

  • 30/01/2015 - Você é um colaborador vaca leiteira, estrela ou ab...

  • 29/01/2015 - Denarc faz grande apreensão em Nova Esperança-PR

  • 28/01/2015 - Sem crise, Paraná ’agradece à natureza&rsquo...

  • 26/01/2015 - Clima e preço baixo prejudicam produtores de arroz...

  • ACINE NA WEB

    Acine Acine Acine

    Rua Vereador José Felipe Elias, 635 - Centro - Nova Esperança/PR | Fone: (44) 3252-4242

    A ACINE fazendo mais por Você, sua Empresa e nossa Cidade

    Desenvolvido por Hnet Websites